A rotina médica é bastante atarefada, plantões atrás de plantões, consultas atrás de consultas e com uma boa organização, você garante mais previsibilidade, menos riscos de imprevistos e otimização do seu tempo.
Uma agenda de plantões desorganizados, pode afetar negativamente o seu trabalho com os pacientes e até mesmo nos resultados de produtividade. É importante organizar e acompanhar sua agenda de plantões, dessa forma, sua rotina será melhor aproveitada e terá controle sobre cada tarefa e até mesmo sobre seu financeiro.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como organizar a sua agenda de plantões, para auxiliar na sua rotina de atendimentos.
Cada médico tem seu jeito de se organizar, porém você consegue seguir ou adaptar essas dicas de acordo com o seu dia a dia, o importante é manter uma agenda de plantões organizada.
- Organização da rotina:
A primeira coisa a se fazer é organizar sua rotina. Você precisa ter em mente o tempo que costuma levar em seus atendimentos, para que consiga delimitar a quantidade de atendimentos diários que consegue realizar. Na hora de calcular o tempo de atendimento, é importante diferenciar os tipos de consultas, pois o tempo de atendimento para novos pacientes é diferente dos que já estão em acompanhamento.
Também é preciso salientar o tempo de suas pausas e o trajeto que leva para chegar no seu local de trabalho, principalmente se você se divide em locais diferentes.
Dessa maneira, você garante qualidade em seus atendimentos e menos sobrecarga de trabalho.
- Confirmação de consultas:
É importante sempre confirmar a presença do paciente, pelo menos um dia antes da consulta. Dessa maneira, você tem o controle de quantos pacientes estão confirmados e consegue organizar seu dia, além de evitar que consultas de outros pacientes sejam prejudicadas.
- Imprevistos:
Algumas vezes é inevitável que ocorram imprevistos, por isso a organização da rotina é importante, assim você consegue contatar com antecedência algum paciente que terá seu horário prejudicado pelo imprevisto, podendo antecipar, atrasar ou remarcar o horário da consulta.
- Intervalo entre consultas:
Marque suas consultas com pequenos intervalos entre uma e outra, assim você consegue se organizar, arrumar o local para o próximo paciente e evita que uma consulta tome o horário de outra, impedindo atrasos e longas esperas.
- Pontualidade:
Tenha um controle do seu tempo para que cada consulta, seja ela a primeira do dia e/ou depois do seu almoço, sejam pontuais.
Além da sua pontualidade, a dos pacientes também é importante. Por isso, deixe claro no contato de confirmação de consulta sobre a pontualidade e solicite que o paciente deixe de sobreaviso um eventual atraso. Porém, imprevistos muitas vezes são inevitáveis, por isso, nessas situações, você precisa ser flexível e encontrar uma maneira de resolver a situação para que nenhum paciente seja prejudicado.
Para facilitar ainda mais essa organização, existem diversos aplicativos para a organização da rotina, pois diferente de uma agenda física comum, os aplicativos são mais funcionais, além de incluir a lista de suas tarefas do dia a dia, você recebe lembretes para evitar perder horários e datas. Alguns aplicativos que podem ser usados para a organização são, Google Agenda, Todoist, Trello, entre outros.
Além desses aplicativos, existem soluções específicas para que os médicos organizem melhor suas agendas.
Com essas dicas você conseguirá otimizar melhor a sua rotina. É importante sempre anotar tudo e você conta com diversos recursos que podem te auxiliar na hora de organizar sua agenda como, uma agenda física, agenda online, um bloco de notas físico ou virtual e até mesmo aplicativos de organização de rotina, escolha o que melhor funciona para você.
A OGS Saúde tem uma estrutura administrativa que apoia você médico, na hora de organizar a sua agenda de plantões otimizando o seu dia a dia.