4 aplicativos para melhorar a produtividade do seu plantão

Por OGS SAUDE | 05 de julho de 2021

Aplicativos são as nossas principais ferramentas de gerenciamento hoje em dia, na área da saúde não poderia ser diferente. Existem apps para as mais variadas demandas que vai desde controle de agenda até consulta de patologias, medicamentos e práticas, além de conectar suas dúvidas cotidianas com experiências médicas em todo o mundo. Como FIGURE 1, CLINICALC, MEDSCAPEWhitebook, CID-10 Pro. E o que não falta na internet são tutoriais e reviews sobre aplicativos para médicos. Por isso, hoje faremos algo um pouco diferente. 

Neste artigo você encontrará uma curadoria de 4 aplicativos que não foram criados pensando exclusivamente em profissionais de saúde. Mas que são uma verdadeira mão na roda, para organizar o dia a dia de plantonistas e todo médico deveria ter em seu smartphone. Eles não estão organizados em ranking. Nossa sugestão é para você conhecer, baixar e descobrir quais desses apps melhor se adequam ao seu cotidiano.  Vamos lá? 

 

  1. Evernote 

O Evernote é uma ótima ferramenta para formandos, residentes, médicos e todos os profissionais de saúde. O app é compatível com desktop, IOS e Android. 

Nele você consegue criar e organizar notas através de cadernos, organizar por cores, etiquetas e listas e anexar desenhos à mão livre. Além de apresentações, imagens, fluxograma, ele ainda permite adicionar lembretes e datas às anotações e conta com uma pesquisa que facilita muito na hora de encontrar o que procura já que você consegue procurar em notas e dentro de PDFs. 

Numa consulta, por exemplo, você pode utilizar o Evernote para anotar informações sobre o paciente e depois anexá-las ao prontuário eletrônico.  

Permite também que você organize recibos, cupons, contas, faturas, digitalizar documentos, cartões de visita etc. 

 

  1. Any.Do 

Este é um excelente gerenciador de tarefa para aqueles médicos que gostam de aplicativos simples e diretos. Com uma interface minimalista, possui recursos interessantes, como os comandos de gestos para apagar tarefas de uma lista. Foi eleito um dos melhores aplicativos para Android em 2011 e é totalmente gratuito. 

Apesar de se focar no básico, a navegação é simples e seus recursos são robustos. Crie notas rapidamente, separe pastas por datas, e lista de tarefas por pastas e assuntos.  

Também conta com a função de ditar, onde você cria listas falando e o aplicativo transcreve. E sua função de previsão de palavras e autocompletar é bastante inteligente.  

O Any.do oferece alguns comandos de gestos, como marcar uma tarefa como realizada ao passar o dedo sobre ela.  Ao clicar em uma tarefa, é possível classificá-la como urgente, adicionar um lembrete, fazer uma anotação ou compartilhá-la. 
O aplicativo permite programar lembretes e a função “planejar” permite rever as tarefas programas para um dia. 

 
3- Plantãozinho 

Este é um aplicativo pouquíssimo conhecido, mas que conta com funcionalidades muito interessantes. Focado para quem trabalha com plantões e precisa controlar suas escalas. Uma das vantagens dele é ser totalmente em português.  

Com esse app você consegue visualizar seus plantões em forma de calendário ou lista, é possível cadastrar locais e definir cores para cada um deles. Além de ter em uma única tela a lista de todos os plantões, quais já foram pagos e quais ainda irá receber e a soma total de valores a receber e pagos por mês. 

Minimalista e muito leve, o Plantãozinho é perfeito para aqueles médicos que preferem praticidade e agilidade na hora de organizar sua agenda. 

 

4- Google Agenda  

Ok, esse aplicativo não é pouco conhecido. A plataforma Google todo mundo já está cansado de saber como funciona, mas poucas pessoas realmente utilizam as diversas ferramentas que o Google pode oferecer, ou não conhecem em sua totalidade. 

Muito provavelmente você tem uma conta google, pode ser um Gmail ou apenas uma conta para gerenciar seu smartphone. Isso quer dizer que você já tem acesso ao Google Calendar, ou Google agenda. 

O App, pode ser usado direto no computador ou em quase todos os tipos de smartphone, ele exibe um calendário com toda a rotina do usuário, você pode adicionar eventos, lembretes, listas de atividades, convites para reunião e muito mais. É possível sincronizar o calendário aos mais variados aplicativos e assim controlar diferentes atividades no mesmo ambiente.  
Você pode compartilhar seu calendário ou parte dele com outras pessoas, adicionar anexos, atas e até definir lembretes via e-mail.   

 

Quero fazer uma menção honrosa a 2 aplicativos brasileiros para profissionais de saúde. Muito bons: 

O Primeiro é o Genéricos BR: Um guia de medicamentos de referência e seus equivalentes genéricos destinado tanto a profissionais de saúde brasileiros quanto ao público em geral. o usuário pode procurar por um medicamento a partir de um de seus compostos ou pela forma farmacêutica, você consegue acessar a bula dos mais de 130 genéricos mais usados no Brasil.  

Você também pode realizar buscas através do bulário eletrônico da Anvisa e ter acesso a lista de fabricantes e identificação dos medicamentos controlados. 

O programa de Cuidado Digital da CUCO auxilia o paciente a seguirem seu plano de cuidado quando estão sozinhos melhorando a adesão ao tratamento, monitorando aspectos da patologia e possibilitando que os profissionais de saúde acompanhem a evolução. 

Considerado uma enfermeira digital, o Cuco é mais do que um aplicativo de lembrete para tomar medicamentos, ele auxilia no acompanhamento do tratamento, possui conteúdos educativos; Lista de Medicamentos da Anvisa e informa aos amigos e familiares quando o paciente não marcar que tomou o medicamento no horário correto.  Através de um layout que lembra muito um jogo (gameficação), o paciente e tutores conseguem visualizar o histórico de saúde, informações importantes e ainda conversa com chatbot do CUCO, o qual utiliza tecnologias do IBM Watson (um sistema cognitivo inteligente para interação entre pessoas e sistemas digitais), alguns municípios do país já utilizam essa tecnologia em suas UBS. 

Agregar valor ao serviço de saúde é uma das missões que a OGS Saúde vem desenvolvendo desde sua fundação. A Tecnologia tem sido uma grande aliada para alcançar o nosso sucesso.  

Mas nem só de aplicativos vive nosso desenvolvimento tecnológico. Ter uma equipe moderna e robusta na hora de gerenciar equipes médicas é um dos grandes diferenciais da OGS. No nosso banco de dados contamos com mais de 10 mil médicos cadastrados em mais de 10 especialidades diferentes. Com uma assistência 24/7 e 100% da cobertura programada, são Mais de 2 mil transações por mês e todos os pagamentos seguros e em dia. 

Se você quer fazer parte desse time que só cresce, entre em contato com nossa equipe. Teremos o maior prazer em receber você na nossa equipe.  

 

Desenho de cachorro

Descrição gerada automaticamenteFale agora com nossa equipe de Operação.  
(12)99185.4804 (Rafael) 

www.ogssaude.com.br