Semana Mundial do Aleitamento Materno

Por OGS SAUDE | 05 de agosto de 2021

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao “padrão ouro de qualidade” do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a cada ano cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês de idade.

 

Foi nesse contexto que surgiu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, um verdadeiro veículo para a promoção da amamentação em 120 países. 

Ela acontece de 1 a 7 de agosto, e tem seus temas definidos anualmente pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, a WABA. Essa associação foi criada no ano de 1991, em Nova York, após um encontro de ONGs organizado pela UNICEF. Veio ao mundo com 4 pilares centrais:

- Estabelecer um comitê de coordenação da amamentação;
- Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;
- Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite  Materno e todas as resoluções relevantes da Assembleia Mundial de Saúde;
- Adotar a legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

 

 

E no Brasil?


Aqui no Brasil, a semana tem o apoio de organismos internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e diversas ONGs.

 

Rede Brasileira de Banco de Leite Humano  - responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (colostro), leite de transição e leite humano - é considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Nosso país possui 222 bancos de leite humano, e 219 postos de coleta. Em 2020, cerca de 181 mil mulheres doaram mais de 226 mil litros de leite materno. Em 2021, até o mês de junho, foram doados 111,4 mil litros. O Banco de Leite Humano (BLH) é
 

O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão. Desde sua fundação, a OGS apoia integralmente essa iniciativa tão importante para as crianças e mamães.

 

Você é Médico e Gostaria de trabalhar Conosco?
Fale agora com nossa equipe de Operação.  
Whatsapp: (12)99185.4804 (Rafael)