31 anos de SUS

Por OGS SAUDE | 17 de setembro de 2021

Que o SUS é um modelo mundial de programa de assistência à saúde todo mundo já sabe. Mas até pouco tempo a saúde pública no Brasil era bem diferente. Nosso sistema passou por muitas mudanças até chegar ao formato atual.  Já houve épocas que o Brasil foi considerado um país doente e hoje temos programas considerados excelentes pela Organização Mundial de Saúde, a OMS.

No dia 19 de setembro de 2021 o nosso tão necessário SUS comemora 31 anos de existência. Por isso, a OGS Saúde preparou um conteúdo bem completo contando a história e algumas curiosidades do SUS.

INFOGRÁFICO HISTÓRICO DO SUS

Faça  o download deste infográfico aqui.

 

FATOS SOBRE O SUS

Nós sabemos que o SUS ainda se tem muito a melhorar, que algumas cidades são mais assistidas que outras.  Atualmente apenas 4% do PIB brasileiro é investido em saúde, enquanto boa parte dos países investem em média 9% (dados de antes da pandemia).  Mas grandes conquistas já foram realizadas e o modelo pelo qual foi formulado nosso sistema é muito eficiente.

_ VOCÊ PODE PARTICIPAR DAS TOMADAS DE DECISÃO E FISCALIZAÇÃO DO SUS

O Sistema de gestão do Sus é descentralizado, ou seja, todas as esferas políticas dividem as responsabilidades de gestão de saúde. Os municípios precisam destinar pelo menos 15% das arrecadações para a saúde. Os estados 12 % e o Governo federal destina os recursos de acordo com os gastos do ano anterior e da arrecadação do PIB.

E você como cidadão pode participar das tomadas de decisão e fiscalização do SUS. Através da participação do Controle Social previsto desde a Constituição de 1988 com a participação da população nas decisões através dos conselhos municipais de saúde. Procure a agenda na prefeitura da sua cidade.

 

_ O SUS É MAIS DO QUE O SUS!

O SUS não é apenas o serviço de atendimento médico-hospitalar. Ele atende todos os quase 12 milhões de habitantes brasileiros, independentemente se utilizam ou não planos de saúde privados. Isso porque a Agência Nacional de Saúde, a ANVISA, é vinculada ao SUS. Isso quer dizer que ele está presente em todas as vistorias sanitárias de portos, aeroportos, restaurantes, estabelecimentos de estética, padarias, empresas que produzem materiais hospitalares, medicamentos e equipamentos para a saúde. Empresas de importação de matéria prima para medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, atua também na segurança da saúde dessas empresas, na qualidade dos alimentos produzidos e na criação de padrões que garantam maior proteção à saúde.

_ VOCÊ USA O SUS MESMO SEM SABER!

Não é só através do atendimento público de saúde e da Anvisa que você utiliza o SUS.  O Centro de Controle de Zoonoses também é vinculado ao Sistema. No controle a doenças transmitidas por mosquitos, animais peçonhentos, pragas urbanas e de tratamento de animais domésticos, por exemplo.

Além do sistema de vacinação, medicamentos para asma e pressão gratuitos, muitos tratamentos de saúde são exclusivos do SUS como tuberculose e HIV. Por mais que o paciente procure o tratamento particular, estes hospitais por sua vez, recebem repasse do governo, que garante o tratamento para todos. E ainda temos as Organizações Sociais de Saúde, instituições filantrópicas como Hospitais, que apesar de privados não geram lucro e que também são apoiadas pelo SUS através de verbas transferidas pelo estado.

 

_ MAS COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO DO SUS?

Atenção Primária – é a porta de entrada da população à assistência.  Responsável por fornecer a assistência básica. Onde teoricamente, abarca 80% das demandas de saúde da população. É formada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Atenção Secundária é formada por serviços que possuem uma complexidade intermediária. Composto por ações mais especializadas como as Unidades de Pronto Atendimento- UPAS o SAMU- Serviço de Atendimento móvel as urgências e Serviços Ambulatoriais especializados como consultas com especialistas apoio diagnóstico e terapêutico e atendimentos de urgência e emergência de hospitais de menor complexidade. Deveria atender 15% das demandas de saúde da população. Contudo, boa parte das pessoas pulam a atenção primária e vão direto para secundária, superlotando o sistema com doenças que poderiam ser resolvidas numa UBS, por exemplo.

Atenção Terciária- Atendimentos e terapias de alto grau de complexidade, como serviços de oncologia, cardiologia, oftalmologia, transplantes, diálise, neurocirurgia, otologia, cirurgias reparadoras, bariátricas, reprodução assistida, terapia nutricional, ressonância magnética, medicina nuclear, além do fornecimento de medicamentos para doenças mais complexas, raras ou de alto custo, órteses e próteses.

Esse é gráfico que mostra como deveria ser a pirâmide de atendimento do SUS:
Uma imagem contendo Forma

Descrição gerada automaticamente

 

E este indica como de fato é:

Uma imagem contendo Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

_CURIOSIDADES SOBRE O SUS

  • Distribui cerca de 300 milhões de doses de vacinas gratuitas por ano no Brasil. Um dos maiores sistemas de vacinação do mundo;
  • Além de soros contra animais peçonhentos, existe um calendário vacinal especial para população indígena;
  • Fornece medicamento básicos gratuitos como pressão alta, diabetes, asmas, tuberculose e HIV;
  • Possui Rede de hemoterapia como hemocentros, bancos de medula, gratuitos;
  • 96% dos transplantes de órgãos são financiados e gerenciados pelos SUS através do sistema nacional de transplantes. Mesmo que ocorra em um hospital privado, o repasse é feito através do SUS;
  • Existe um programa de Assistência à saúde da mãe e do bebê como bancos de leite materno e Rede Cegonha considerados como Excelentes pela OMS.

 

_MAS AFINAL É 31 OU 33 ANOS?

A data de aniversário do SUS é motivo de discussão, há quem diga que sua data de aniversário é 17 de maio de 1988 quando na Assembleia Nacional Constituinte, decidiram por criar o sistema. Porém outros utilizam como marco A Lei orgânica de Saúde criada em 1990 quando os INAMPs passam a fazer parte do Ministério da Saúde. Veja o infográfico publicado neste post.

_CONQUISTAS

 

  

  

 

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=z3eeoXAjZaI
https://www.lai.pe.gov.br/ses/organizacoes-sociais-de-saude/
https://www.universaude.com.br/blog/a-estrutura-da-saude-publica-no-brasil-1a-parte/
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd04_08.pdf
https://www12.senado.leg.br/emdiscussao/edicoes/saude/contexto/antes-do-sus-saude-era-para-poucos
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sistema_saude.pdf
https://www.saude.mg.gov.br/sus
https://www.scielo.br/j/hcsm/a/bVMCvZshr9RxtXpdh7YPC5x/?format=pdf&lang=pt
http://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/1379-30-anos-da-lei-que-regulamentou-o-sus-cns-segue-em-luta-por-mais-orcamento
https://portal.fiocruz.br/vacinas#:~:text=A%20vacina%20usada%20no%20pa%C3%ADs,c%C3%A9lula%20dipl%C3%B3ide%20humana%20(MRC5
https://www.scielosp.org/article/ress/2020.v29n1/e2018512/
https://www.conasems.org.br/dia-nacional-de-incentivo-a-doacao-de-orgaos-96-dos-transplantes-sao-feitos-pelo-sus/
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/rede_cegonha.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_saude_indigena.pdf
http://blog.saude.mg.gov.br/2017/06/09/curiosidade-voce-sabe-quais-sao-as-vacinas-oferecidas-pelo-sus/

Últimas notícias

5 pontos de atenção na hora de escolher o seu plantãoNovembro AzulEntrevista com a Dra. Valquiria Roveran, GinecologistaEntrevista com a Dra. Mieko Herrero, PsiquiatraSetembro Amarelo na Medicina31 anos de SUSO que um médico generalista precisa fazer antes de encaminhar o paciente ao psiquiatra?Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose MúltiplaInsônia na Pandemia: como combater?Semana Mundial do Aleitamento Materno