Entrevista com a Dra. Mieko Herrero, Psiquiatra

Por OGS SAUDE | 30 de setembro de 2021

 

Hoje é o último dia da Campanha do Setembro Amarelo. Contudo, a preocupação com a nossa saúde mental continua durante todo o ano. A OGS preparou um conteúdo completo sobre como os desafios da área da saúde podem impactar a saúde mental de estudantes de medicina e médicos formados, você pode encontrar o conteúdo completo aqui.

Nesta semana, convidamos a Dra. Mieko Ueno Herrero, psiquiatra paulistana, para falar um pouco sobre como ela lida com seus pacientes da área da saúde. Confira:

OGS:  Quais as queixas mais frequentes de um médico para seu psiquiatra no consultório?

Dra. Mieko: A queixa unanime da classe médica ao procurar o profissional psiquiatra é de sobrecarga emocional e física por conta de situações do dia a dia da Medicina.

OGS:  Você acha que o que impacta mais para essas queixas?

Dra. Mieko:  A alta carga de trabalho é a causa que mais chama a atenção e leva a todas as outras citadas. De uma forma geral, ela é a grande responsável pela desorganização da vida profissional e pessoal do colega.

OGS:  Há alguma especialidade médica que você nota que há maior risco de desenvolver doenças psiquiátricas e por quê?

Dra. Mieko:  O próprio psiquiatra, devido ao lidar com emoções de outras pessoas, e os colegas que trabalham na Urgência e Emergência, devido a intensidade da carga de trabalho.

OGS:  Quando um médico deve se preocupar e procurar apoio psicológico/psiquiátrico?

Dra. Mieko:  Quando a carga de trabalho o torna irritável a ponto de impactar na qualidade de seu serviço e nas relações interpessoais dentro do trabalho. Quando há necessidade de uso de medicamentos psicotrópicos e de álcool para dormir ou para diminuir a ansiedade e a irritabilidade.

 

OGS:  O que fazer para prevenir doenças psiquiátricas em profissionais da área da saúde?

Dra. Mieko:  Manter uma rotina de alimentação saudável, atividade física e descanso, além de manter uma supervisão com psicólogo.

A OGS SE PREOCUPA E CUIDA DOS SEUS MÉDICOS

Para a OGS é imperativo o bem-estar do corpo médico. Nossos plantões são cuidadosamente selecionados visando o conforto do nosso profissional.

O suporte que nossa equipe de Coordenação e Administração fornece vai além das questões burocráticas e da garantia de um pagamento justo e em dia. Nós oferecemos todo o suporte técnico para os principais problemas estressores que o médico poderá passar durante sua jornada de trabalho - do recém-formado ao especialista.

Procuramos ter ações que criem um ambiente acolhedor, com equidade e qualidade de vida, de respeito e transparência, que promove a colaboração, a comunicação e a escuta ativa, criando redes de contatos e apoio onde o médico é valorizado e ouvido.

_____________________

Você é médico e gostaria de trabalhar conosco?
Fale agora com nossa equipe de Operação.  
Whatsapp (12)99185.4804 (Rafael)